quarta-feira, 2 de maio de 2012

Beleza Vitaminada - C

Dando continuidade ao especial de Vitaminas da Beleza, hoje vamos ver um pouquinho sobre a Vitamina C e tudo o que ela pode fazer pela sua beleza!


Vitamina C: O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar que dá resistência aos ossos, dentes,tendões e paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores.

Alimentos com Vitamina C

Abacate
Abacaxi
Abricó
Acerola
Banana
Batata
Brócolis
Cantalupo
Couve
Couve-de-bruxelas
Couve-flor
Ervilhas
Espinafre
Grapefruit
Kiwi
Laranja
Maçã
Mamão
Manga
Melancia
Melão
Morango
Papaia
Pêra
Pimentão vermelho ou verde
Suco de Grapefruit
Suco de laranja
Tomate
Uva

Cápsulas

A opção de quem quer o caminho mais rápido de absorção da vitamina,facilmente achado em qualquer farmácia! 
Sucos:

Suco de Laranja
O consumo de suco de laranja aumenta a quantidade de substâncias no organismo que auxiliam na proteção de doenças cardiovasculares. Mas não adianta consumir litros de suco de uma única vez: o ideal é manter o consumo regular de pelo menos um copo por dia.
Vale lembrar que o suco de laranja feito na centrífuga é mais benéfico que o produzido pelo espremedor, em função da pele branca da fruta, que contém a maior parte do seu valor alimentício. Esse delicioso suco é rico em vitamina C, complexo B, bioflavonóides, potássio, zinco, fósforo e glicose natural. Além disso, é conhecido como um potente antioxidante e renovador da energia celular.

Suco de Abacaxi
O suco de abacaxi é uma fantástica fonte de sais minerais (potássio, sódio, fósforo, magnésio, enxofre, cálcio e ferro). O suco é rico em vitaminas (A, complexo B e C). Além disso, contém a bromelina, enzima que ajuda a digestão.
Para fazer o suco do abacaxi, lave-o bem, esfregando-o com uma escova e enxágüe com bastante água corrente. Utilize o centro duro e a casca para aproveitar os nutrientes ao máximo.

Suco de Limão
O suco de limão é rico em bioflavonóides e desempenha um papel importante como liberador de toxinas no organismo. O alto teor cítrico permite que o limão tenha uma função de “detergente do estômago”, além de possuir vitaminas e minerais. O ideal é tomar meio limão com água em jejum todos os dias, sem adição de açúcar.


Fontes de Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_asc%C3%B3rbico
http://belezaesaude.dae.com.br/suco-de-fruta/
http://guiadicas.net/alimentos-ricos-em-vitamina-c/

2 comentários:

  1. Gostei do post, tinha coisas que não sabia sobre a vitamina C, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é uma ótima aliada da beleza! Que bom que gostou, volte sempre! bjos

      Excluir

Web Analytics