quinta-feira, 31 de maio de 2012

Papo sério!

Oi, tudo bem? Você sabe que dia é hoje? Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco! Eu sei que se você fuma, hoje é o dia em que todo mundo vai pegar no seu pé...chato né? Eu já passei por isso...comecei a fumar com 17 anos e tem quase dois ano que parei de fumar, mas não vou mentir, não foi fácil, tentei várias vezes sem sucesso e sei que se eu colocar um cigarro na boca hoje eu volto a fumar...mas não, não é impossível parar. Se você não tem a mínima vontade de para de fumar, nem adianta continuar a ler esse post, ele foi feito para tentar ajudar as pessoas que querem sim para de fumar e que na maioria das vezes nem sabem por onde começar! Bom, eu vou contar a minha experiência ok? 
Depois de tantas tentativas frustradas, eu havia desistido de parar de fumar, aí um belo dia eu engravidei do meu terceiro filho, sempre achei coisa mais feia aquelas mulheres bem barrigudinhas de uns seis meses fumando, ficava olhando e pensando, não eu não sou assim, quando engravidei do 1° filho eu não fumava, no segundo eu parei de fumar quando soube que estava grávida e acabei voltando assim que ele nasceu, sabia que seria outra guerra ficar esses nove meses sem fumar...então na minha consulta de pré natal, resolvi pedir ajuda ao meu obstetra e fiquei surpresa quando ele me contou como havia toda uma equipe de profissionais preparados para ajudar as pessoas a pararem de fumar! Bom, eu não sei como é pela rede pública, pois minha mãe está na fila de espera do SUS para parar de fumar, ainda não começou o tratamento, mas tenho fé que vai dar tudo certo! Então, voltando a mim, fui encaminhada para um médico tabagista (que na verdade fiquei sabendo depois que é um pneumologista), ele mé pediu uma série de exames, dentre eles um de suficiência pulmonar, para saber o nível de comprometimento do meu pulmão, fui assistida por um psicólogo semanalmente e um psiquiatra quinzenalmente e fiz uso de remédio (que não citarei o nome para não estimular o uso por conta) para controlar a ansiedade, em 15 dias estava eu sem fumar novamente, porém meu medo maior era voltar a fumar assim que o bebê nascesse, e não vou mentir, tive vontade sim, nada que eu possa falar nossa, quase arranquei os cabelos, sabe quando bate aquela vontade de comer uma coisa diferente? tipo isso! dá, mas passa, você tem que se ajudar, nessa hora vale fazer alguma coisa que ocupe seu tempo, nessa época eu procurava fazer aquelas coisas que a gente nunca faz porque sabe que demora e você fica só naquilo...tipo arrumar os armários, arrumar o depósito, lavar os tapetes...são coisas que ocupam seu tempo e quando você vê, pronto, mais um dia sem fumar se passou...
Um belo dia acordei e pensei acho que estou pronta para largar o remédio e conseguir viver sem o cigarro...e aqui estou eu, quase dois anos sem fumar! Ainda sei que não posso facilitar, mas por outro lado, você vai perceber como fumante é sem noção, e não vai mais querer ser daquele jeito...pessoas que soltam fumaça na sua cara e nem percebem, as vezes estou com bebê no colo andando na rua e tem alguém fumando quase dois metros a frente e percebo que ainda assim a fumaça vem no bebê, naquela pele perfeita, aquele hálito de ar fresco, sendo contaminado pela fumaça fedida...penso, nossa como eu pude ser desse jeito, que coisa feia!
 Hoje em dia, escuto coisas do tipo, nossa que xampu é esse que você está usando? Que delícia! ou como meu pai esses dias que deixou duas camisas dele para eu lavar porque a máquina dele estragou e me perguntou assim: "minhas camisas vão ficar com esse cheirinho gostoso que está sua blusa, de amaciante?" Quando que alguém conseguiu sentir o cheiro do meu xampu ou da minha roupa quando eu fumava?? NUNCA!! O único comentário que eu ouvia era "nossa que fedor de cigarro!" e eu ainda ficava fula da vida com esses comentários....como se não fossem verdade... 
Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma a parar de fumar, você não está sozinha, vi um amigo meu perder a avó e outra perder o pai para o cigarro, sabe o que eu tirei disso, vi essas duas pessoas morrerem demoradamente, com muito sofrimento, perdendo o ar aos poucos, com crises enormes de tosses e falta de ar, caindo de cama, sentindo fortes dores, você fumante ou não, pode pensar eles procuraram por isso, quem fuma sabe o risco que está correndo, e eu te digo, que é muito mais que isso, é muito além, quem mais sofreu apesar de tudo não foram eles, foram os filhos,   conjuges e todos os que estavam envolvidos neste fim, vi meus amigos vendendo carro, casa, para comprar os remédios e cilindros de ar... noites em claro cuidando para que na hora da crise pudessem auxiliar de alguma forma aquele sofrimento...e depois, é claro que ali o fim já estava decretado, mesmo assim quando eles se foram, as famílias se sentiram impotentes, sofreram com a perda de pessoas que amavam e eu não queria meus filhos passando por isso, não é justo entende?
  Bem não quero me prolongar mais, boa sorte na sua luta! 

Beijo boneca

2 comentários:

  1. Bem sei sobre essa luta! Perdi minha bisa de enfisema pulmonar, ela fumava desde os 5 anos (cigarro de palha, no interior dela..) e desencarnou com 78 anos.

    É sério, é grave, e mata. Temos que passar a mensagem para as próximas gerações que precisarão de mtas orientações...!

    Seguindo seu blog!
    beijocas!

    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde os 5? Meu Deus!!!!!!!!!!! O caso é sério mesmo, o vício do cigarro é algo bem complicado mesmo, quem decide largar merece muito apoio e carinho e na fase de abstinência, muita paciência! Fiquei super feliz de te ver por aqui! Já sou sua seguidora faz um tempinho! bjos

      Excluir

Web Analytics