quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Base - Tudo o que você queria ou deveria saber sobre maquiagem!




O segredo da base

Base é o item indispensável para cobrir com perfeição manchas, espinhas, olheiras, além de uniformizar a pele, ou seja, para qualquer maquiagem bem-feita. Mas para isso, além de escolher o produto certo, você precisa saber aplicá-lo. Para isso, o primeiro passo é escolher um tom parecido com a cor da sua pele.

Tipos de base

Líquida
É a mais transparente. Proporciona o efeito mais natural e discreto.

Cremosa
Adere melhor à pele. Cobre com eficácia as imperfeições, mas contém substâncias que não são boas para as peles oleosas.

Cintilante / Translúcida
Não cobre as imperfeições, mas dá brilho em alguns pontos, como o colo.

Pancake
Dissolvido em água, dá cobertura total, mais pesada e opaca, perfeita para looks noturnos. Aplicado com esponja seca dá um resultado natural, ideal para o dia. Mas marca as linhas de expressão.

Compacta
Tem uniformidade, porque cria o efeito de uso da base e do pó ao mesmo tempo.


Tipos de pele

Peles secas
Prefira as bases em bastão, pois elas proporcionam uma cobertura mais forte. Evite as cremosas, pois elas podem dar uma aparência de pele rachada.

Peles oleosas
Deixe de lado as bases compactas e as cremosas. O importante é optar por uma base do tipo "oil free", que é leve e possui uma estrutura química não gordurosa, para não entupir os poros. Dê preferência ao pancake ou escolha uma base líquida de efeito mate, para disfarçar o brilho da pele por mais tempo.

Peles normais ou mistas
Escolha as bases líquidas ou compactas, ainda que a duração desta última seja sempre menor, se comparada às outras.


A cor

Teste vários produtos na loja antes de escolher o seu, levando em consideração os seguintes critérios: A cor do produto deve coincidir com a cor da sua pele, não pode haver diferença entre a cor do rosto e a do pescoço. O melhor lugar para testar a sua base é abaixo das maçãs do rosto, na linha do queixo. Jamais teste nas mãos, pois ela raramente terá o mesmo tom da pele do seu rosto.
Mulheres de pele muito clara tem tendência a apresentar pigmentações avermelhadas no rosto. Se este é o seu caso procure usar bases que possuem pigmentos amarelados que irão neutralizar e uniformizar a vermelhidão. Mulheres latinas e orientais possuem pele amarelada ou levemente esverdeada. Nestes casos as bases com pigmentações amarelas ou beges também funcionam muito bem.Mulheres negras têm tendência a pele oleosa. O ideal, portanto é usar bases com efeito mais seco (matte) e livres de óleo.

Dicas para uma aplicação uniforme

Limpe bem, tonifique e hidrate a pele antes de começar. Senão nem a base mais cara do mundo vai funcionar!
 Aplique o filtro solar.
 Passe o corretivo conforme o post Tudo o que você queria ou deveria saber sobre corretivos
 Distribua pequenos pingos de base por todo o rosto, colo, orelhas e pescoço. Se você for usar uma blusa tomara-que-caia ou bem decotada, passe-a também na nuca. (mas se a base for bem compatível com a sua pele, não há essa necessidade!)
 Espalhe a base com uma esponja ou um pincel específico umedecido, em movimentos circulares, até obter resultado homogêneo. O ideal é aplicar a base com um pincel específico.
 Se exagerou, aperte um lenço de papel contra o rosto e retire o excesso.
 Para disfarçar a linha divisória no contorno da mandíbula, umedeça as pontas dos dedos e espalhe bem a maquiagem nessa linha, até que o contraste de tons desapareça.
Adoramos dicas, então:
-Quando aplicar a base não se esqueça da região dos olhos, canto do nariz e lábios.
-A base aplicada com uma esponjinha ou pincel fica muito mais natural e uniforme. Faça o teste.
-Tenha sempre dois tons de base, um para o verão quando nossa pele fica mais oleosa e bronzeada e outra para o inverno em que a pele estara mais clara e sensível.
-Desconfie sempre de marcas muito baratas pois costumam ter maior quantidade de produtos quimicos nocivos. Lembre-se que você está usando um produto no rosto durante todo o dia e esse produto deverá ser de qualidade e trazer algum benefício a sua pele. Dê preferência para as que contém filtro solar!!!! Sempre!!!
-Se você não gosta de usar muita maquiagem, preencha apenas as falhas do rosto como espinhas, manchas ou olheiras com a base ou corretivo e todo o resto parecerá naturalmente melhor.


Beijo boneca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Analytics